Translate

sábado, 2 de fevereiro de 2013

PSIQUIATRIA: O Homem que não sabia amar


Cena do filme Apollonide - Memórias de Um Bordel (Bertrand Bonello) 



O Homem que não sabia amar





Personagens Principais:


  • Morgana, mulher de 48 anos, meretriz de longa data, cruel, apática, longos cabelos negros encaracolados, excesso de vermelho e preto nas vestimentas e maquiagem.
  • Augusto, 20 anos, bonito, pele clara, traços marcantes, solitário, não se prendia em relacionamentos, frequentava muitas festas.
  • Viviane, 19 anos, traços finos, beleza marcante e jovial, a mais nova no bordel, cabelos loiros e vestimenta não muito vulgar.

Narrador: - Essa história se passa em um local onde desejo e dinheiro são as principais formas de se conseguir o que pra alguns é a chamada felicidade. Numa Paris antiga marcada pelos bordéis, indústrias e proletariados...

A luz é focada em Augusto trabalhando na fábrica e sozinho.

Narrador: - Augusto, um rapaz sofrido que desde os 12 anos trabalha nessa fábrica, uma construção que se aproveita de cada gota de suor dele, o pior é que além de tudo ainda tem uma mãe, se é que ela pode ser chamada assim...

As luzes se apagam e o foco retorna pouco tempo depois em Morgana vestindo-se.

Narrador: - Morgana, mãe de Augusto, eu particularmente prefiro chamar de progenitora, tem um único filho, pois os outros não tiveram o azar de sobreviverem para conviverem com ela, morre dizendo pra Augusto que criou a placenta e jogou a criatura com cara de joelho fora: o bebê. Morgana vive com inveja da nova meretriz que acaba de chegar, Viviane...

As luzes se apagam e ao retornarem aparece Viviane chorando.

Narrador: - Essa acho que nem sabe direito porque está aqui, mas enfim, é a única que eu salvaria de um incêndio desse bordel maldito, estraga a vida de tantas mulheres e de homens que gastam muitas vezes todo o seu dinheiro aqui.

Apagam se as luzes novamente e a mesma retorna pausadamente com Morgana e Augusto conversando

Augusto: - Cada um deveria ter o direito de escolher o que fazer Madame, me enfiastes naquela fábrica, nunca nem aproveitei minha juventude e ainda tenho que entregar todo o dinheiro a você.

Morgana: - Claro, sou sua mãe imprestável, o que mais queria?

Augusto: - Não venhas me falar de mãe agora, nunca nem me deixou chamá-la de tal coisa, 

Morgana: - Poupe-me dessas palavras inúteis, eu fui criada por várias mulheres que me pegavam naquele orfanato e o mundo praticamente me jogou aqui nesse bordel, tem sorte que aqui não vendemos os homens também, poderia usar sua beleza a seu favor, bom, eu aprendi a fazer isso e até consigo gozar da felicidade dos tolos.

Viviane entra e pega um casaco no quarto, olha para Augusto, pausa e sai do quarto.

Morgana: - Já viu a nova garota? - Quer dar uma de santa para Madame Justine, finge não ter experiência, affz,  essas putas pobres.

Augusto: - Não será inveja isso? - A garota até que é bonita, deve dar uns bons bifes.

Morgana: - Nesse ponto você aprendeu comigo, a não se envolver com as pessoas, tolos os que acreditam no amor, e eu quando nova pensei em estar apaixonada pelo padeiro, o seu pai...

Augusto: - Meu pai não era açougueiro?

Morgana: - E faz diferença agora? Poupe-me.

Augusto: - Enfim, não é que eu não me envolva, mas você foi a primeira a me negar isso, pensa que não sei que fui alimentado por outra mulher?

Morgana: - Judith foi a única peste que arranjei, engravidou na mesma época que eu, te alimentou só por 8 meses, depois Madame Justine a expulsou porque a imprestável ainda ousou ter um filho feio, você teve sorte de não ser jogado, Judith disse que ia cuidar de você...

Augusto a interrompe e diz: - Cansei de me lembrar desse passado, só me lembro das pessoas que não queriam falar comigo.

Morgana: - Você é filho de uma puta, queria ser tratado como um burguês?

Augusto: - Queria ser tratado como gente.

Morgana: - Chega, também cansei das suas amarguras inúteis, vou trabalhar que eu ganho mais.

Morgana sai e Viviane entra para se arrumar

Viviane: - Pode se retirar?

Augusto: - Por qual motivo? - Conheço todas as mulheres daqui, você é apenas uma novata.

Viviane: - Ainda assim quero que saia.

Augusto se aproxima e pergunta: - Realmente quer que eu saia?

Toca em sua perna levantando o vestido negro que evidenciava a pele branca de Viviane

Viviane: - Sim, você seria só mais um na minha lista vasta de clientes. A mesma o afasta com um empurrão.

Augusto: - Poderia até começar como cliente, depois você possivelmente me pagaria para saciar seus caprichos, se apaixonaria num piscar de olhos como muitas outras pobres mulheres.

Viviane se afasta de Augusto e com uma expressão irônica diz: - Eu, me apaixonar por você? - Não tenha tanta certeza, agora SAIA. 

Augusto: - Vou sair, mas te esperarei no meu quarto, tá aqui o dinheiro como um adiantamento.

Um maço de dinheiro é jogado no chão todo amassado e com um movimento de menosprezo Augusto começa a caminhar até a porta.

Viviane: - Tem certeza? - Todos até hoje se apaixonaram por mim, ficam loucos, por isso Madame Justine me chama de pérola, sou a que dou mais lucro aqui.

Augusto a interrompe dizendo.

Augusto: - Não se preocupe, não acredito nisso, eu não sei amar.

Este texto foi desenvolvido 
durante um curso de 
dramaturgia organizado 
pelo Departamento de 


Cultura da UFRR e a Funarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário