Translate

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Estágio Eletivo: Ciências sem Fronteiras


I'm back!!!

Você deve estar se perguntando, como assim? Voltando de onde? Enfim, já te explico.

Mas primeiro, você sabe o que é CsF? Ciências sem Fronteiras é um programa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia o qual tive o privilégio de participar. Bom, eu acabei de terminar meu prazo de intercâmbio e como algumas pessoas me procuraram com dúvidas sobre o assunto eu resolvi contar um pouco da minha experiência aqui no blog.

Tudo começou no segundo ano da faculdade quando ouvi falar pela primeira vez sobre o CsF, uma amiga estava cogitando a ideia de ir para a Espanha e me encaminhou o link do site (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/) e eu decidi dar uma olhada. 

Resumindo...


  • Fiquei com muita vontade de participar;
  • Estava namorando e isso era algo que me fazia pensar sobre ir ou não;
  • Me escrevi no edital para Portugal pois não tinha noção básica de nenhum outro idioma (espero ter de português :p);
  • Namoro não deu certo;
  • Fiz a Miley Cyrus = larguei tudo e me joguei no mundo, queria algo novo, e no meu espírito de aventureiro que tenho desde pequeno confirmei as incrições;
  • Cancelaram as incrições para Portugal e mandaram uma lista com alguns países para que pudéssemos escolher um deles. Eu queria aprender inglês então me restava EUA, Canadá, Austrália, UK e Irlanda, sim aquele país pequeno do qual todos conhecem no máximo a capital Dublin.
  • Eu escolhi a IRLANDA, se era pra ser tudo novo deveria ser algo do qual eu nunca nem havia ouvido falar.
  • Depois passamos por uma seleção através da nota que obtivemos no TOELF IBT (basicamente um teste de diagnóstico de inglês) e como fui mal me selecionaram para fazer 1 ano de inglês + 1 semestre na Universidade Nacional da Irlanda em Galway: NUIG.
  • Eu passei 16 meses, dos quais fiz 9 meses de inglês, 2 meses de estágio em um centro de referência em cardiologia preventiva (Croí) e 1 semestre na NUIG.


Algumas perguntas que me fizeram.


A bolsa do governo foi suficiente?
Sim, foi mais do que suficiente, tanto é que consegui conhecer 15 países e me sustentar sem necessariamente pedir dinheiro dos meus pais (OBS: Primeira vez que estava vivendo sozinho sem meus pais, eu acabei gastando um pouco além da conta no começo, sou consumista, mas aprendi a controlar melhor o dinheiro)

Você acha que o programa realmente é válido?

Sem dúvida alguma, bem, eu pude acompanhar que muitas pessoas reclamam nas redes sociais que os estudantes que estão participando do CsF não foram bem selecionadas e que o programa deveria ser chamado de Turismo sem Fronteiras e blábláblá. Uma coisa que eu digo é, a europa faz isso há anos (ERASMUS) e eles sabem o quanto é importante, você aprende uma nova língua, conhece outras culturas e compreende melhor o mundo, na minha profissão saber respeitar tudo isso é inevitável. Hoje me sinto muito mais preparado, mais adulto e mais capacitado para atender meus pacientes. O mais esgraçado foi ver que a maioria dos que reclamavam vieram me perguntar antes sobre o programa com interesse de ir, whatever. E sobre o turismo, viajar para outro país na europa não é coisa de outro mundo, a Ryanair é uma empresa aérea especializada em voos baratos e de curta duração, sobretudo, devido aos países serem pequenos e próximos uns dos outros.

O que você precisa para ser selecionado?

No meu edital o aluno precisava ter concluído 20% do curso, ter tirado uma nota superior a 600 no ENEM, ter um bom desempenho (CR acima de 7 na minha universidade) e não ter mais de duas reprovações.

O que o programa mudou na sua vida?

Acho que independente das experiências que eu viverei nessa vida, a minha essência nunca irá mudar, mas o que realmente se modificou foi a maneira de perceber o mundo, as pessoas, os lugares, eu aprendi a criticar o meu país de uma forma mais realista, de entender que a maioria dos nossos problemas está dentro de nós, de valorizar as pessoas que estão ao nosso redor pois elas escolheram estar ali por algum motivo, de saber que em muitas coisas minha faculdade não é a pior do mundo, de reclamar menos de coisas pequenas e de saber que o mundo é muito mais que o meu pequeno eixo cidade natal - cidades ao redor. Eu aprendi a ser do MUNDO!!!



Irlanda - Distrito de Connemara - Agosto/2013


E pra não ficar muito longo eu vou parando por aqui, Depois tem mais ;)

Qualquer pergunta ou dúvida comenta ai ^^




Nenhum comentário:

Postar um comentário